segunda-feira, 15 de abril de 2013

Carro Roda 1300 Km com 1L de Combustivel !


Estudantes constroem carro que pode rodar 1300 km com 1l de combustível


    Uma equipe de estudantes da Universidade Laval, do Canadá, construiu um carro que pode rodar mais de 1000 quilômetros com 1 litro de combustível. O feito foi atingido para vencer uma competição organizada pela Shell, que movimenta colégios da América do Norte em torno do desafio de construir carros com alta autonomia.



     Normalmente, carros com esse nível de autonomia são movidos por diesel, que por ser um óleo explosivo (a gasolina é um líquido inflamável) acaba debitando mais torque e apresentando valores de consumo mais atraentes. No caso dos estudantes canadenses, o que surpreende no protótipo é que o motor adotado usa gasolina comum.

    Para atingir o resultado espetacular, os estudantes da equipe Alerion Supermileage criaram um carro extremamente compacto. Ele só tem lugar para a piloto, uma estudante de baixa estatura e pouco peso. O motor que empurra o protótipo é uma compacta unidade a gasolina de um único cilindro, que entrega esquálidos 3,5 cavalos de potência e que foi completamente modificada pelos estudantes para reduzir o apetite por gasolina e o peso.

     O resultado de 1347 km/l só pode ser obtido a partir de um projeto complexo, desenvolvido para desembocar em um carro cujo objetivo é a economia. Por isso o Alerion Supermileage é compacto, leve e tem um motor tão pequeno. 

   O feito traz novamente o título do torneio para a instituição canadense, que ao longo dos últimos quatro anos vem colecionando triunfos na criação de protótipos de alta eficiência energética. Além disso, a vitória na competição rendeu US$ 5 mil à equipe como forma de premiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário