segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ecclestone dá ultimato e ameaça tirar Interlagos da F-1.


Ecclestone dá ultimato e ameaça tirar Interlagos da F-1 já em 2014: 'Chega'



Em entrevista ao 'O Estado de S. Paulo', chefão da categoria cobra reforma urgente: 'Se não estiver em condição, não iremos em 2014 a São Paulo'



     A paciência de Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais da Fórmula 1, com o Autódromo de Interlagos parece ter chegado ao limite. Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, o chefão da categoria deu um ultimato às autoridades paulistas com relação às obras prometidas no circuito. Com palavras duras, ele ameaçou tirar a pista - que sediou 31 GPs e coroou diversos campeões mundiais - do calendário do principal campeonato de automobilismo do planeta já na próxima temporada:
    As promessas de reforma de Interlagos não foram cumpridas. Agora chega. Não fosse a relação antiga e os sentimentos que me ligam ao Brasil, a Fórmula 1 já não estava mais lá. Este ano não espero mudanças. Mas se o autódromo não estiver na condição que a Fórmula 1 necessita em 2014 não iremos a São Paulo – bradou em sua passagem por Xangai, palco do GP da China deste fim de semana.
    Largada do GP do Brasil de 2012. Prova consagrou Sebastian Vettel como tricampeão
     Responsável por levar a categoria máxima do automobilismo mundial ao Brasil no início da década de 1970, Ecclestone reclama que o autódromo paulista não atende mais os padrões da F-1 atual. O dirigente exige a execução de um projeto elaborado pela empresa SPTuris durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, cuja principal mudança é a transferência do paddock para a reta oposta, onde há mais espaço para as instalações. Apesar de o valor de R$ 120 milhões estar presente no orçamento da Prefeitura de São Paulo, a nova administração, de Fernando Haddad, ainda não deu garantias de execução das obras.
    O traçado é um dos melhores do mundo, com certeza. Já a estrutura à disposição do público e das equipes é a pior do calendário. Não podemos mais cobrar nada dos outros autódromos com Interlagos ano após ano mantendo-se como está. Os demais administradores sabem o que é Interlagos, isso nos desmoraliza. Nem em pistas de rua, como Mônaco, Melbourne, Montreal, enfrentamos essas dificuldades.

   Ecclestone exige o cumprimento das obras prometidas e garante que, caso não receba garantias da execução da reforma até o fechamento do calendário provisório, divulgado normalmente em agosto, não dará segunda chance ao autódromo.
    Se até antes da definição do calendário não tivermos garantias de o autódromo estar como exige a Fórmula 1, não vamos sequer usar o tradicional asterisco de sujeito a melhorias no autódromo. Temos de saber já antes, de São Paulo ou outra cidade do Brasil.
   Para dirigente, paddock atual é pequeno e não atende às exigências da F-1 moderna


Santa Catarina e Rio de Janeiro como opções

Mas uma possível saída da pista paulista não significa que o Brasil fique fora do calendário da Fórmula 1. Ecclestone estuda a realização de GPs em outros dois estados: Santa Catarina e Rio de Janeiro. No fim de 2012, o manda-chuva da categoria esteve na cidade de Penha (SC) para conhecer o projeto de um circuito integrado ao Parque Beto Carreiro World, cujo traçado foi concebido por Herman Tilke, responsável pelo desenho de todos as novas pistas da F-1.

Autoridades do Rio de Janeiro também entraram em contato com o dirigente. Curiosamente, a cidade acabou de demolir o Autódromo de Jacarepaguá para dar lugar ao Parque Olímpico dos Jogos de 2014 e o projeto de um novo circuito no bairro de Deodoro, que era para ter sido construído antes do fechamento da pista antiga, sequer saiu do papel.

 Estive antes do natal em Santa Catarina e confesso ter ficado impressionado com a disposição daquela gente em levar adiante o projeto de nos receber lá. Acredito que se der o sinal verde eles iniciam imediatamente as obras. E o Rio de Janeiro também me procurou, mas lá seria um pouco mais difícil, embora, claro, tudo seja possível.







Interlagos, palco de seis decisões de título

Desde que passou a ser uma das últimas etapas do calendário, em 2004, Interlagos foi palco de seis decisões de título. Dentre os pilotos que sagraram-se campeões no circuito paulista estão: Fernando Alonso (2004 e 2005), Kimi Raikkonen (2007), Lewis Hamilton (2008), Jenson Button (2009) e Sebastian Vettel (2012).



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