domingo, 21 de abril de 2013

De outro planeta', Vettel sobra no GP do Bahrein; Ferrari têm problemas


Raikkonen e Grosjean, da Lotus, completam o pódio. Massa sofre com dois pneus furados e fica em 15º. Com defeito na asa móvel, Alonso fecha em 8º


     Neste domingo, no Bahrein, Mark Webbercompletou 200 GPs na Fórmula 1 e, antes da prova, ganhou uma festinha da RBR,com direito a bolo personalizado. Mas depois da corrida, quem fez a festa e recebeu os parabéns foi seu companheiro e desafeto Sebastian Vettel.  Com um capacete "de astronauta" em homenagem ao paraquedista austríaco Felix Baumgartner (famoso por ter saltado da estratosfera), o tricampeão mundial fez uma exibição “de outro planeta”, vencendo com extrema facilidade.
    Ultrapassou o pole position Nico Rosberg da Mercedes na segunda volta, imprimiu um ritmo intenso e cruzou a linha de chegada com larga vantagem sobre Kimi Raikkonen, mesmo com um pit stop a mais. O finlandês da Lotus mostrou frieza e consistência mais uma vez, terminando em segundo após largar em oitavo.  Parceiro do “Homem de Gelo”, o francês Romain Grosjeanpassou o escocês Paul di Resta da Force India – outro destaque da prova – nas voltas finais e também conseguiu um lugar no pódio.
sebastian vettel RBR gp do Bahrein (Foto: Agência Getty Images)Com 'capacete de astronauta', Vettel fez uma corrida de outro planeta no Bahrein (Foto: Getty Images)
     Vantagem na pista e na tabela de classificação. Primeira vencer duas vezes no ano, Vettel alcançou os 77 pontos e abriu dez pontos sobre Raikkonen na liderança. Confira a classificação do campeonato.  Com o 28º triunfo na carreira, o alemão se isolou como o sexto maior vencedor da história da Fórmula 1, superando outro tricampeão, Sir Jackie Stweart. E foi justamente o lendário escocês, em uma cena histórica, quem deu a bandeirada para o jovem prodígio da RBR no circuito montado no deserto de Sakhir.
Bandeirada vettel rbr gp do bahrein (Foto: Agência Reuters)






















    Quem não teve motivos para comemorar foi a dupla da Ferrari. Felipe Massa apostava em uma tática diferente nas trocas de pneus. Mas foram justamente os compostos que acabaram com suas pretensões. O brasileiro sofreu com dois furos de pneus e cruzou apenas em 15º. Já Fernando Alonso teve problemas na asa móvel. A peça travou e ficou aberta logo nas primeiras voltas e o espanhol precisou parar duas vezes nos boxes para fechá-la. Mesmo sem poder usar asa, ainda teve tempo para se recuperar, fechar em oitavo e somar três pontinhos.
felipe massa ferrari gp do Bahrein (Foto: Agência AFP)Massa sofreu com dois furos de pneus durante a corrida no deserto de Sakhir (Foto: Agência AFP)
            O pole position Nico Rosberg foi outro que teve um dia difícil. Sem conseguir imprimir um bom ritmo desde a largada, o piloto da Mercedes foi engolido pelos adversários e terminou apenas em nono. Já seu companheiro Lewis Hamilton, foi discreto durante boa parte da prova, mas brilhou na reta final. Fez boas ultrapassagens – a última delas após lindo duelo com Webber - e fechou em quinto.
      O australiano da RBR ainda perdeu o sexto lugar para Sergio Pérez, da  McLaren, uma das sensações da prova. Massacrado por críticas em razão do começo de ano abaixo da média pela equipe inglesa - com direito a puxão de orelha do chefe, que o acusou de ser pouco agressivo nas corridas -. o mexicano deu a resposta na pista. Sem deixar faltar combatividade, não deixou barato nem para o companheiro Jenson Button, com quem protagonizou um duelo encarniçado. Os dois chegaram a se tocar duas vezes. Surpreso, o inglês deu um “chega pra lá” no mexicano em uma das disputas e até reclamou da audácia do parceiro com a equipe pelo rádio. No fim, levou a pior e ainda amargou o décimo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário